-
Arquitetos: Pianca Arquitetura
- Área: 126 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Camila Alba
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é centrado na readequação da cozinha e área de serviço - e a relação destes programas com ambientes sociais do apartamento. A área de serviço é deslocada para trecho da antiga cozinha, permitindo que o programa seja equacionado em dimensões mais adequadas ao imóvel. Com essa inversão, além da cozinha ter sua área ampliada, ação fundamental para tornar este ambiente mais central no dia-a-dia da casa, também foi possível viabilizar uma sala de jantar conjugada tanto com sala de estar como com a cozinha – livrando a sala de estar deste programa.
Um dos dormitórios recebe demolição das paredes próximas a sala de estar e o corredor a fim de formar um escritório integrado. Um conjunto de painéis de correr que, além da divisão entre ambientes, pode servir como elemento gráfico dentro do apartamento. Para o corredor um banco de concreto é construído, tanto para dar suporte para uso como sapateira como também para servir como local de estar e companhia para uso da cozinha.
A cozinha e a área de serviço recebem um cimento queimado de tonalidade alaranjada, buscando uma temperatura de cor próxima a do taco. Por sua vez, as outras portas e janelas internas seguem com as cores do painel de correr. Na cozinha, para evitar roubar o protagonismo do piso, o compensado de madeira de paricá domina a composição, recebendo apenas alguns detalhes em cor.